De certeza que já te perguntaste porque razão pedem para que toda a gente desligue o telemóvel ou coloque em modo avião durante os vôos, certo? Mas de certo que nunca te deram uma resposta a essa pergunta com toda a certeza.
Mas agora vais poder acabar com essas dúvidas de uma vez por todas! Isso acontece porque os aparelhos podem causar interferências magnéticas nas aeronaves e causar problemas nos vôos.
Os telemóveis e também players de MP3, MP4 e portáteis, por exemplo, podem gerar uma interferência nos sistemas de comunicação do avião, ou seja, o piloto pode ter dificuldade para se comunicar com a torre de comando.
Parece algo comum, mas na verdade é bem perigoso.
A descolagem e o aterragem das aeronaves são considerados momentos críticos e durante esses momentos a comunicação é muito importante.
Falhas nela podem causar acidentes sérios.
Claro que as possibilidades do seu aparelho interferir na comunicação e provocar a queda do avião são pequenas, mas elas existem e não se pode arriscar.
Até porque vários aparelhos ligados aumentam o risco de interferência, então se outras pessoas deixarem os seus aparelhos funcionando normalmente pode ser ainda mais perigoso.
Frequência das ondas
Os telemóveis e outros aparelhos eletrónicos emitem ondas eletromagnéticas em Gigahertz, já o avião, emite as suas ondas numa frequência diferente, em Megahertz, por isso podem existir interferências.
Se você quiser entender melhor, basta pensar no que acontece quando aproximamos o telemóvel de uma caixa de som. A interferência causada nos aviões é algo parecido com o que acontece nesses casos.
Modo avião ativo
O modo avião foi criado para diminuir as interferências dos celulares nos vôos, quando ativo ele faz com que o aparelho pare de emitir ondas eletromagnéticas.
Partilha nas redes sociais!