Sabes o que significa o carimbo que vem nos ovos? Nunca imaginaste que fosse isto!

Depois de entenderes o que querem dizer esses carimbos, certamente vais começar a verificá-los e a olhar para eles de outra forma.
Certamente já reparou que os ovos que compra no supermercado vêm marcados com um carimbo.
Isto deve-se a uma directiva Europeia que, desde 2014, manda identificar todos os ovos através de um código.
Mas sabe o que este código significa? Este código serve como um bilhete de identidade do ovo, permitindo saber o país de origem, a validade e o modo como os animais são mantidos; permitindo ao consumidor uma escolha mais informada.
Se não tiver um código é porque é proveniente de fora da UE, pelo que a legislação não se aplica.

Exemplo de um Código: 3PT3-031 Este código começa com um número, o qual está relacionado com a forma como as galinhas são mantidas: 0 = ovos de galinhas de criação biológica 1 = ovos de galinhas criadas ao ar livre 2 = ovos de galinhas criadas no solo 3 = ovos de galinhas criadas em gaiolas
Código 0 significa galinha “free-range” ou criadas ao ar livre, com alimentação biológica e livres de antibióticos.
Código 1 significa o mesmo que o 0 mas neste caso a alimentação é convencional.

Código 2 significa que os animais se encontram numa área vedada, com um espaço médio de 10 galinhas por m2, alimentadas de forma convencional/industrial.
Código 3 são os ovos mais comuns, mais baratos e menos “naturais” de todos.
São animais mantidos em gaiolas a vida inteira, sem espaço para se mexer, com alimentação industrial e transgénica (milho, soja e trigo), antibióticos e hormonas de crescimento.
A luz do espaço é artificial, sendo que aumentam o número de horas “do dia” para provocar maior produtividade.

No caso do código 2 e 3 os bicos das galinhas são cortados de modo a que não se possam ferir tanto a si mesmas como a outras galinhas – comportamentos obsessivos devido ao stress em que se encontram.

As duas letras seguintes do código significam o país de origem: PT = Portugal ES = Espanha FR = França IT = Itália etc.
O número seguinte no código indica qual a direcção regional de agricultura em que, nesse país, o produtor se encontra registado.
Os 3 últimos dígitos indicam a identificação do produtor na respectiva direcção regional de agricultura.
Deste modo, um simples código pode dizer muito e apesar da diferença de preço não se iluda: os ovos do Código 0 e 1 são bastante mais saudáveis, seguros e nutritivos para si e para a sua família, ao mesmo tempo que garantem que o animal é mantido sem crueldade.
Comentários

Cachorro fica preso no portão e ninguém quer ajudar – mas veja quem chega para salvá-lo

Todos ficam presos em algum momento — seja no trabalho, em casa ou entre as barras de um portão. É bastante comum que os animais fiquem presos,...


5551