Um copo de vinho ou uma ida ao ginásio? Os benefícios são os mesmos!

Um copo de vinho tinto à refeição traz os mesmos benefícios que meia hora de actividade física, sugere um grupo de investigadores canadianos.

O estudo, realizado na Universidade de Alberta, no Canadá, mostrou que o resveratrol, um composto natural presente na casca das uvas, amendoins e frutos vermelhos, é responsável por aumentar o desempenho e melhorar as funções musculares e cardíacas da mesma maneira que um treino de resistência intenso.
Em testes de laboratório realizados em ratos, a equipa descobriu que o composto ajuda também a prevenir os efeitos do sedentarismo, evitando o envelhecimento dos músculos e aumentando a densidade dos ossos.
Mas a maior vantagem, disse um dos cientistas, é para quem tem alguma deficiência física que o incapacite de realizar exercício físico.
“O resveratrol pode ajudar os pacientes que querem exercitar-se mas são fisicamente incapazes porque pode mimetizar o exercício e melhorar os benefícios da quantidade modesta de exercício que podem fazer”, disse ao Science Daily Jason Dyck, director do Centro Cardiovascular de Pesquisa da Universidade de Alberta e investigador responsável pelo estudo.
Mas, salientam, esta substância encontrada no vinho tinto não substitui o exercício físico por completo, é apenas um auxiliar e é recomendado apenas um copo por dia, à refeição.
Segundo o responsável, apesar dos benefícios descobertos no estudo publicado no Journal of Physiology em Abril de 2012, era necessário mais testes e, por isso, meses depois começou novo estudo – agora em progresso –, sobre o efeito do composto resveratrol, desta vez tendo doentes com diabetes como grupo de análise.
“É muito gratificante evoluir de pesquisas básicas em laboratório para testes em pessoas”, acrescentou Dyck.

Comentários

Esquece o leite! É esta a primeira coisa que deves tomar quando acordas!

Quem consegue conciliar uma rotina frenética com hábitos saudáveis, sem dúvidas, merece um prémio. Stress no trabal...


4829