É mesmo seguro tirar os bocados com bolor e comer o resto? Tens a certeza?

Grande parte de nós faz isso, mas será que estamos a fazer bem? Não estaremos a correr um grande perigo ao fazê-lo? Descobre a verdadeira resposta aqui.
Estás a morrer de fome.
Corres para a cozinha, pegas num pão e descobre que… ele está com bolor.
O que fazes agora? Deitas tudo fora e passas fome? Ou tiras as partes com bolor e comes as partes “boas”?
Se escolheste a segunda alternativa, devias saber que aquele pão no seu interior, mesmo que invisível, continua a ser um cão cheio de bolor por todo.

Isso porque, apesar da técnica de recortar a comida e eliminar os esporos do fungo (que são os responsáveis pela cor do bolor), ainda assim as suas “raízes”, chamadas hifas, vão se enterrando profundamente no alimento.
E é lá que as micotoxinas (coisas que podem te fazer mal) são produzidas.
“Quando conseguimos ver estes microorganismos a olho nu, isto significa que há uma imensa quantidade deles nos alimentos”, disse o biólogo Marco Antonio Marques em um informativo da Fiocruz.
A maior parte dos fungos é inofensiva, e inclusive vários deles são usados na cozinha – cerveja, queijo, pães de fermentação natural – são algumas das delícias que dependem de leveduras e bolores.

Acontece que no dia-a-dia, não há como ter controlo de qual tipo exato de fungo se está a comer.
Para se ter uma ideia: existem fortes indícios de que a aflatoxina, substância produzida por fungos em amendoins e outras oleaginosas, é altamente cancerígena.
A recomendação unânime, portanto, é descartar a comida com bolor (por mínimo que ele seja lembra-te que é apenas o que vês a olho nú), para evitar possíveis reações alérgicas, diarreia e vómitos.
E deixar o pacote de pão num lugar seco, refrigerado e, de preferência, embalado com o mínimo de ar possível.
Fonte: saudecuriosa.com.br Partilha com os teus amigos e familiares!
Comentários

Tem atenção ao teu cão ou gato! Se ele pressionar a cabeça contra a parede leva-o imediatamente ao veterinário!

Se vir o seu cão ou gato a pressionar a cabeça contra a parede é um sinal de que algo não está bem com ele. Vá ao veterinário imediatamente! To...


397