Tirar fotocópia do cartão de cidadão dá multa até 750€! É importante que saibas!

Se lhe pedirem uma fotocópia do cartão do cidadão, não é obrigado a dar.
Exigi-lo é ilegal.
E a multa pode chegar aos 750 euros a quem tirar uma fotocópia do cartão de cidadão.
Governo quer acabar com as fotocópias do documento, que são ilegais, apesar de a prática ser corrente, incluindo nos serviços públicos.
Se lhe pedirem uma fotocópia do cartão do cidadão, não é obrigado a dar.

Exigi-lo é, aliás, ilegal.
Mas, como a prática é tão frequente e, ao mesmo tempo, tão perigosa para a usurpação de dados pessoas, o Governo está a legislar no sentido de travá-la, nomeadamente através de um multa que pode chegar aos 750 euros a quem tirar uma fotocópia do seu cartão sem autorização.

Fonte: www.dn.pt
Citada pelo Jornal de Negócios, a porta-voz da Comissão Nacional de Proteção de Dados, aplaude a iniciativa, já a ser debatida no parlamento, e considera que dará mais mecanismos ao cidadão para se defender numa situação de pressão entre o dar a fotocópia e o obter ou não determinado serviço.
Desde 2007, quando o cartão do cidadão veio substituir o bilhete de identidade, que é proibido reter ou tirar fotocópias do documento de outrém.
No entanto, não há sanções para quem o faz.
Maria Manuel Leitão Mendes, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, chamou a atenção para esta questão em abril, na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.
“Eu costumo dizer: eu até dou, mas dou porque quero porque é proibido por lei”, salientou.
Fonte: Diário de Notícias

Comentários

Já conheces as mentiras mais usadas pelos homens?

Conheces as mentiras mais clássicas que os homens dizem? De certeza que a maioria delas conheces, mas pelo sim pelo não, d...


463