Boa notícia para quem sofre de Alzheimer! Descoberta forma que evita a perda de memória

Uma equipa de pesquisadores do Centro Superior de Investigações Científicas, em Espanha, descobriu um mecanismo para evitar a perda de memória na doença de Alzheimer, através de um estudo em ratos que pode orientar a intervenção terapêutica.
O estudo, publicado na última edição da revista Nature Neuroscience, foi dirigido pela médica Shira Knafo, da Fundação Basca para a Ciência Ikerbasque, por Jose Antonio Esteban, do Centro de Biologia Molecular Severo Ochoa (CSIC-Universidade Autónoma de Madrid), e por César Venero, da Universidade Nacional de Educação à Distância.

Old woman with Alzheimer
Na doença de Alzheimer, essa plasticidade é alterada por uma proteína, a PTEN, o que causa dificuldades na formação da memória, pelo que os cientistas desenvolveram uma ferramenta molecular que bloqueia a chegada da PTEN às sinapses.
Segundo os investigadores, apesar de o estudo ter usado cobaias, a investigação ajudará a direcionar os mecanismos que controlam as funções cognitivas e orientará sobre possíveis vias de intervenção terapêutica em doenças mentais em que estes mecanismos são afetados.


Fonte: Jornal de Notícias
Comentários

Está aberta a discussão em defesa dos 150km/h nas auto-estradas! De que lado estás?

De que lado estás nesta discussão? Qual a tua opinião sobre este assunto? A favor, ou contra? A carta por pontos entrou finalmente em vigor com apl...


385