É curioso como este vegetal que faz milagres na nossa saúde, em tempos foi considerado um alimento tóxico.
Mas isso devido à presença da “solanina”, que é um tipo de alcaloide que pode nos prejudicar quando consumimos a berinjela crua e em grandes quantidades, o que é muito improvável de acontecer.
Mas no entanto, a partir do momento em que foram descobertos os grandes benefícios desse vegetal, ele tornou-se algo indispensável na nossa alimentação.
Este vegetal é um clássico nas dietas de emagrecimento, mas além disso ele otimiza as funções do fígado e protege a nossa saúde cardíaca.
A berinjela é um tesouro natural cheio de boas propriedades para a saúde, é rica em numerosos nutrientes e contém pouquíssimas calorias, por isso é o complemento ideal nas dietas de emagrecimento.
E o que dizer sobre o seu sabor? É deliciosa e nos oferece muitas opções na hora de ser cozinhada! Por isso tudo, deve incluir semanalmente duas ou três berinjelas na sua alimentação.
A seguir explicaremos todas as razões para que deva fazer isso.
Tudo o que a berinjela pode fazer por sua saúde Ela pode ser feita no forno, recheada ou em fatias, ou podemos também preparar uma água curativa para reduzir o colesterol e perder peso.
A berinjela oferece-nos várias opções na hora de cozinhar, por isso é conveniente conhecer todas essas opções para usá-las de acordo com a nossa necessidade.
Talvez só precisemos nos beneficiar de um vegetal nutritivo, ou desejemos curar a anemia ou cuidar da saúde hepática… A berinjela servirá para todos esses propósitos.
Seja qual for o objetivo, esse é um alimento básico que devemos incluir na nossa dieta.
A seguir explicaremos a razão.
1.
O poder nutritivo da berinjela
A berinjela recheada é uma delícia e se, além disso, escolhermos bem os alimentos com os quais as cozinharemos podemos preparar um prato muito completo, saudável e rico em nutrientes.
Conhece as propriedades desse vegetal para o nosso organismo: É rica em ferro, perfeita para suprir a carência desse elemento em casos de anemia.
A berinjela é rica em potássio, magnésio, cobre, cálcio e ácido fólico, elementos perfeitos para fortalecer os ossos.
Mulheres grávidas devem incluir a berinjela na alimentação, já que é muito benéfica para favorecer o desenvolvimento correto do feto.
2.
Grande protetora para numerosas doenças É um dos vegetais mais ricos em antioxidantes, como por exemplo, a antocianina, sem nos esquecermos, claro, da vitamina E e dos ácidos fenólicos.
Sem dúvidas, um coquetel natural para nos proteger dos radicais livres e da incidência de alguns tipos de cancro.
3.
Ideal para purificar o organismo
Graças a sua composição química, suas enzimas e antioxidantes, a berinjela é considerada como um remédio muito adequado para eliminar toxinas e elementos nocivos que se acumulam em nosso organismo por causa de uma má alimentação ou devido ao sedentarismo.
Também não podemos nos esquecer de que a berinjela tem componentes chamados glicoalcaloides, que nos ajudam a melhorar as funções do fígado.
O protegem e ajudam a eliminar químicos, toxinas e a produzir mais bile.
Assim, a berinjela, além de nos ajudar a purificar o organismo, é muito terapêutica para a nossa saúde hepática.
4.
Protetora do nosso coração É interessante considerar que o consumo regular da berinjela nos ajudará a cuidar de nossa saúde cardíaca.
Um dos aspectos mais relevantes que foi objeto de estudo durante vários anos é o fato de que este vegetal é um grande antiangiogênico.
E o que é a angiogênese? Trata-se de um crescimento desmedido de novos vasos sanguíneos no organismo, os quais podem promover a aparição de tumores e de cancro, além de úlceras diabéticas, doenças cardiovasculares, etc.
Se incluirmos de modo regular as berinjelas na nossa dieta, beneficiaremos destas incríveis propriedades.
5.
Adequada nas dietas de perda de peso
Temos certeza de que você já conhecia esse dado: o consumo de água de berinjela é muito adequado nas dietas de emagrecimento pelas seguintes razões: Favorece a perda de gordura abdominal É diurética Depurativa Sacia a fome Contém muitos nutrientes e poucas calorias Água de berinjela e alpiste para reduzir o colesterol alto e perder a gordura corporal
Um dos remédios mais comuns para reduzir o chamado colesterol mau (ou LDL) de nosso organismo e, por sua vez, favorecer a perda de gordura corporal é a água de berinjela e alpiste.
A combinação desses elementos traz maravilhosos resultados, visto que as sementes de alpiste também se lançam como maravilhosas aliadas naturais para limpar veias e artérias de depósitos de gordura, acelerar o metabolismo, regular o nível de glicose e reduzir o colesterol mau.
Veja tudo o que deve fazer: Ingredientes 1 berinjela média 2 colheres de sopa de alpiste em pó ou em sementes para consumo humano (50 g) 1 litro de água O sumo de um limão Preparação É muito simples.
Primeiro coloque o litro de água a ferver.
Quando começar a ferver adicione a berinjela cortada em fatias (com a casca) e o alpiste.
Deixe que cozinhe por 40 minutos, para depois desligar o fogo e deixar repousar por mais 30 minutos.
O passo seguinte é coar o conteúdo e colocar em uma garrafa de vidro, onde adicionará também o sumo de um limão.
Como tomar? Tome duas vezes por semana.
A primeira xícara deve ser tomada em jejum, depois de nos levantarmos e as três xícaras seguintes devem ser tomadas 20 minutos depois das refeições.
Esta água à base de berinjelas e alpiste deve ser bebida à temperatura ambiente.
Muito fácil! Se seguir uma dieta adequada e baixa em gorduras irá obter grandes resultados.
Que tal começar hoje mesmo? Fonte: melhorcomsaude.com/saiba-berinjela-nao-pode-faltar-dieta Partilha com os teus amigos e familiares!