Os homens que partilham muitas selfies nas redes sociais têm mais probabilidades de revelar sinais de psicopatia, adianta um estudo publicado recentemente no Personality and Individual Differences.
A pesquisa confirmou, ainda, que aqueles que partilham selfies editadas possuem mais traços narcisistas (excesso de amor a si mesmo) e de auto-objetificação (apresentar-se como um objeto).
O estudo realizado pela Universidade de Ohio (EUA) analisou as respostas a um inquérito online realizado por 800 homens com idades entre os 18 e os 40 anos.
Além de perguntas sobre comportamentos nas redes sociais, incluiu questionários padronizados para comportamentos anti-sociais.
Jesse Fox, principal autora do estudo e professora assistente de comunicação na referida universidade, sublinhou que os resultados não significa que os homens que postam muitas selfies sejam obrigatoriamente narcisistas ou psicopatas – os homens estudados apresentavam um comportamento normal, apenas tinham níveis médios mais elevados dos referidos problemas anti-sociais.
O que o estudo veio revelar é que postar mais selfies está relacionado com narcisismo e psicopatia, mas o mesmo não acontece com a edição de fotos.
“Faz sentido porque a psiopatia é caraterizada pela impulsividade.
Não querem gastar tempo com a edição”, explica o professor.
Já no caso da auto-objetificação, a preocupação com a imagem é de tal ordem que a edição das fotos será mais frequente, bem como no caso dos homens narcisistas.
Os autores do estudo vão, agora, realizar uma pesquisa idêntica com mulheres.
Fonte:dinheirovivo