Porque ficamos com os dedos enrugados depois do banho? Vais ficar impressionado com a resposta!

A resposta vai-te deixar de boca aberta sem dúvida! Aquelas pessoas que gostam de passar mais tempo no duche, nadar na piscina ou mergulhar no mar, sabem que quanto mais tempo estiverem em contacto com a água, mas enrugados vão ficar os dedos.
Mas porque é que isto acontece? O canal do YouTube SciShow criou um vídeo para explicar este fenómeno.
Os cientistas começaram por achar que se tratava de um processo de osmose, com a água a passar pela camada seca da pele.
Os investigadores achavam que o influxo da água espalhava-se pela epiderme (camada superficial da pele), sem entrar no tecido da mesma, criando o efeito enrugado.
No entanto, em 1935, os médicos repararam que isto não acontecia a doentes com danos nos nervos.

Concluíram assim que os dedos ficavam enrugados devido a uma resposta do sistema nervoso à quantidade de humidade.
Vários biólogos afirmam que esta reação não se trata de uma resposta involuntária, mas sim de uma função ligada a questões evolutivas.
Para os investigadores, o enrugar dos dedos pode estar relacionado com a necessidade que os nossos antepassados tinham de se adaptar a certas tarefas quando o tempo estava mais húmido ou os objetos que usavam estavam molhados.
Esta teoria foi testada em 2013 e percebeu-se que as pessoas que tinham os dedos enrugados conseguiam pegar em objetos molhados com uma maior facilidade do que os restantes voluntários.
Comentários

Colocou spray anti-mosquitos numa meia, e o que faz a seguir é genial! Vais adorar saber!

Este truque é simplesmente incrível e brilhante, e vai-te ajudar a poupar uns trocos com a sua finalidade! É realmente uma ideia de génio, que vai...


400